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Como funcionam os tacômetros? Conserto de tacômetros

Tacômetros, em suas formas mais básicas, são dispositivos que medem a velocidade de um objeto. Mais comumente, eles medem a rotação de um mecanismo, como o eixo do motor de um carro. Tradicionalmente, os tacômetros são mostradores com uma agulha apontando para a velocidade atual em RPMs (revoluções por minuto). No entanto, com o surgimento de novos sistemas de leitura, o uso de tacômetros digitais aumentou drasticamente.

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Como funcionam os tacômetros? Conserto de tacômetros.

Dial

O mostrador informa ao motorista a leitura do tacômetro. Em um carro, ele está localizado no painel. O próprio instrumento mede as RPMs do eixo de transmissão do motor. O dispositivo é necessário para regular a intensidade do funcionamento do motor. A forma como as próprias medições são feitas, entretanto, pode variar.

Gerador

Os motores com sistemas de ignição geralmente utilizam um pequeno gerador conectado ao eixo de transmissão do motor. Nesse caso, o tacômetro é na verdade um medidor de tensão, o que significa que ele conta as pulsações de tensão no sistema de ignição. A tensão de saída é proporcional à velocidade do eixo, então a medição da tensão é convertida em uma medição precisa em RPMs.

A tensão é gerada por meio de um ímã permanente no eixo. Há uma roda dentada de ferro, que fica magnetizada quando o ímã passa pelos dentes. Então, conforme o ímã gira para longe dos dentes, a roda fica desmagnetizada. À medida que essas mudanças ocorrem, um campo elétrico se forma em torno do ímã permanente. Este campo afeta as cargas elétricas em uma bobina de fio que envolve o ímã, gerando eletricidade. Conforme o dente se aproxima do ímã, a corrente flui em uma direção na bobina. Conforme o dente se afasta do ímã, a corrente da bobina muda de direção. O tacômetro lê a frequência com que a corrente da bobina muda de direção. Além disso, se o motor girar mais rápido, a mudança no campo magnético torna-se mais radical, gerando tensão maior.

Faíscas

Um método mais simples – embora menos comum – é medir a taxa em que as faíscas são liberadas nos cilindros do motor. Obviamente, isso só é útil em um motor a gasolina, que usa velas de ignição para fornecer a energia térmica explosiva que move o veículo.

Laser

Uma versão mais recente que está ganhando popularidade rapidamente devido à conveniência e precisão é o tacômetro a laser. Este tipo não requer contato físico entre o tacômetro e o eixo do motor. Basicamente, ele irradia luz infravermelha no eixo. Um lugar no eixo giratório é reflexivo. O tacômetro mede a taxa na qual a luz é refletida de volta para o tacômetro.

Fazemos Conserto de tacômetro analógico

Conserto de tacômetro analógico

Como funciona um tacômetro analógico?

Um tacômetro é um medidor para indicar a velocidade de rotação do motor de um carro. Os tacômetros mecânicos tradicionais tinham uma agulha analógica para indicar as RPMs do motor. Alguns instrumentos eletrônicos modernos também usam uma agulha analógica em vez de um display digital.

Instrumentos mecânicos

A operação de um tacômetro mecânico é semelhante à de um velocímetro mecânico. Um cabo flexível com eixo giratório conecta uma parte móvel do motor ou da transmissão ao medidor. Dentro do instrumento, o eixo giratório controla a posição de uma agulha para indicar a velocidade do motor.

Princípio da Operação

O coração de um tacômetro mecânico é um sensor de corrente parasita que contém um ímã móvel acionado pelo eixo de entrada rotativo. O ímã giratório no sensor transmite uma força na agulha do indicador proporcional à velocidade do motor, enquanto uma mola neutraliza a força do sensor.

Instrumentos eletrônicos

Um tacômetro eletrônico usa um captador magnético posicionado próximo a uma peça giratória do motor para produzir pulsos elétricos em uma frequência proporcional à velocidade do motor. Os circuitos do medidor convertem a frequência de pulso para exibição do RPM do motor usando uma agulha analógica ou uma leitura digital.

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