Conserto de tacógrafo

Os nomes dos instrumentos no painel de um carro

0

Os nomes dos instrumentos no painel de um carro | Conserto de painel de instrumentos

O painel de instrumentos em seu carro contém medidores e lâmpadas que transmitem informações vitais enquanto você dirige. Conhecer a função dos instrumentos no painel permite interpretar as informações fornecidas pelo carro. A maioria dos instrumentos está no agrupamento de medidores, que geralmente está localizado atrás e ao redor do volante, com fácil visualização.

Velocímetro

O velocímetro monitora a velocidade do seu veículo. O computador do seu carro monitora a velocidade da roda e relata ao velocímetro, que o informa da velocidade em que está indo. A maioria dos veículos oferece um velocímetro que é circular e mostra diferentes incrementos de velocidade, geralmente numerados por dezenas para cada 10 mph acima de 0 mph. Alguns carros oferecem uma versão digital do velocímetro, ou simplesmente uma velocidade exibida digitalmente de que o carro está viajando e nada mais.

Conserto de painel de instrumentos

post image
Os nomes dos instrumentos no painel de um carro

Medidor de combustível

O combustível é medido pelo uso de um mecanismo do tipo flutuador que muda de posição dependendo do nível de gás no tanque. O dispositivo flutuador é monitorado eletronicamente por fios que são lidos pelo sistema de computador do veículo e enviados para o medidor de combustível. O medidor de combustível geralmente lê de vazio, “E”, a cheio, “F”, com quatro marcas entre, para um quarto, meio e três quartos de cheio. Alguns veículos oferecem uma versão digital do medidor de combustível.

Quais são os principais itens de controle do painel de instrumentos do veículo?

Nomes dos instrumentos no painel de um carro

Tacômetro

O tacômetro – se o carro estiver equipado com um – mede as rotações do motor por minuto. O tacômetro é especialmente útil para quem dirige uma transmissão manual, pois ficar de olho na rotação pode ajudar na mudança de marcha e no tempo. O tacômetro geralmente exibe 0 a cerca de 8 rpm, com uma linha vermelha logo depois. A linha vermelha ajuda a evitar o “forro vermelho” do motor, o que pode causar danos significativos. Em alguns carros, quando o ponteiro do tacômetro atinge o ponto da linha vermelha, o combustível é cortado para evitar danos.

Odômetro

O hodômetro acompanha a quilometragem do seu veículo. Veículos mais antigos oferecem um display de hodômetro giratório, semelhante a um despertador antigo que rola através dos números de 0 a 9. Muitos veículos modernos usam um display digital para a leitura do hodômetro. O display do hodômetro geralmente faz mais do que apenas mostrar a quilometragem do veículo, já que em muitos carros o display também funciona como um centro de informações. Um botão próximo permite que você alterne entre os hodômetros de viagem para que você possa registrar a quilometragem de uma viagem, monitores de pressão dos pneus, economia de combustível, porcentagem de vida útil do óleo e informações adicionais dependendo do carro.

Luzes de advertência e informação

Uma variedade de luzes de advertência e alerta estão no painel de instrumentos. Se houver um problema, uma luz certamente o notificará. Por exemplo, um ponto de exclamação significa “verificar o motor” ou uma luz ABS que permanece acesa significa um erro com o sistema de travagem antibloqueio. Seu carro também pode ter luzes de baixo nível de fluido para limpador de pára-brisa ou refrigerante. O número de luzes informativas e de advertência varia de acordo com o carro e as opções. Todas as luzes são explicadas no manual do proprietário.

Medidor de temperatura e voltímetro

O medidor de temperatura mede a temperatura do líquido de arrefecimento do seu veículo. O medidor ajuda a determinar se o carro vai superaquecer, o que pode danificar o motor. O medidor não deve ultrapassar a marca da metade e, se isso acontecer, você pode parar ou estacionar o carro para que ele esfrie. O voltímetro, representado pela imagem de uma pequena bateria, monitora a tensão da bateria. O medidor deve ler em torno de 12,5 volts, caso contrário, você pode ter um problema com o sistema de carga da bateria. Nem todos os carros têm um medidor de temperatura e voltagem. Se não houver medidor, os alertas de temperatura e tensão são fornecidos com uma luz de advertência.

Para que serve os ícones do painel de instrumentos

  • Farol alto: sempre de cor azul para destacar que a luz alta dos faróis está acionada.
  • Farol baixo: indica que as luzes dos faróis estão acesas.
  • Luzes de posição (ou faroletes): torna o carro visível para outros motoristas e também para pedestres, especialmente durante manobras ou estacionamento.
  • Luz de direção (seta): seta para esquerda ou para direita está ligada. Dependendo do modelo do painel de controle, pode haver uma luz para cada uma das setas ou um marcador único para as ambas as setas.
  • Pisca-alerta: indica que o botão de emergência está acionado e que as 4 setas do veículo estão piscando.
  • Ar-condicionado: acende sempre quando o ar-condicionado do carro está ligado.
  • Combustível: acende sempre que o combustível do veículo está acabando.
  • Alerta: principal sinal de emergência de um veículo. Significa que há algo sério de errado e provavelmente haverá outra luz acesa indicando a fonte do problema.
  • Carga da bateria (também chamada de amperímetro): quando acesa, indica que o motor não está recebendo carga de energia suficiente por causa de mau funcionamento do sistema elétrico (no alternador, bateria ou em outras peças).
  • Óleo motor (também chamado de manômetro):se ela estiver acesa ou piscando é sinal de problemas de lubrificação do motor causada por falta de óleo ou por problemas mais graves no sistema de lubrificação. É um dos alertas mais importantes do painel.
  • Temperatura do motor (ou temperatura de fluido de arrefecimento do motor):alerta para falhas no sistema de refrigeração (também chamado de arrefecimento) que provocam superaquecimento e danificam o motor.
  • As cores das luzes do painel do veículo seguem a lógica das cores de um semáforo:
    • Verde: você pode seguir sua viagem, pois não indica falhas mecânicas.
    • Amarela ou alaranjada: alerta de atenção. Pode seguir, mas é importante resolver o problema logo (exemplos: combustível acabando ou falha no sistema de injeção eletrônica).
    • Vermelha: pare imediatamente para identificar o problema e tomar as devidas providências. Prosseguir a viagem pode causar sérios danos ao motor ou ao funcionamento do veículo.
admin

Conserto do Conta Giro de Moto Sorocaba

Previous article

Conserto de Velocímetro Conserto de painel e velocímetro de motos, personalização

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up